Muita gente tem dificuldade para tomar decisões. Coisas simples e rotineiras como escolher uma roupa de manhã cedo, algo para comer na hora do almoço ou que programa fazer no fim de semana com os  filhos deveriam ser decisões rápidas e fáceis, não?

Pois para muita gente, não é nada, nada fácil!

Toda escolha leva a algum tipo de renúncia, não importa se são escolhas cotidianas ou as que acarretem grandes alterações na nossa vida. Se entendermos que o que foi deixado de lado, ao invés de perdas, são objetos que não nos servem no momento, o processo de escolha fica mais tranquilo.

Mas mais difícil que tomar uma determinada decisão – independentemente do grau de facilidade ou dificuldade em relação ao assunto do qual se tem que decidir, é aprender a aceitar a escolha que finalmente você tomou. Que coisa esquisita, não? Levamos tanto tempo para tomar uma decisão e no final, ainda passamos mais tempo ainda remoendo se aquela foi de fato a melhor escolha. Quanto prejuízo em nossa vida e quanto tempo desperdiçado…

A principal maneira de minimizar este sofrimento é justamente aceitar que uma vez a decisão tomada, o assunto está encaminhado. E ponto final. Isso não significa que o assunto já esteja resolvido e finalizado, mas que a decisão tomada naquele momento foi a melhor e a que você considerou ideal diante daquele cenário. Remoer se a decisão foi a melhor ou não dias depois, não vai ajudar. Pelo contrário, só vai piorar e possivelmente te enlouquecer. Isso sem falar que remoer nos paralisa, nos impede de seguir adiante. Então, não perca seu tempo com isso. Faça algo mais produtivo para você. Use seu tempo para agir e lidar com as consequências da decisão que você tomou. Nem sempre o resultado da sua escolha vai ser aquilo que você imaginou. E neste caso, não sofra por ter tido a coragem de escolher algo diferente, por ter sido ousado ou ainda por ter tomado uma decisão que depois se mostrou equivocada. Apenas aceite que naquele momento, esta foi a sua melhor opção. E daqui para frente, o desafio é levantar a cabeça, seguir adiante, aprender com os erros e ter a coragem de fazer novas escolhas mais uma vez.  Ótima semana para todos!

Comments are disabled.