Ultimamente tenho escutado de muitos pacientes, questões e temas relacionados à raiva. Eu particularmente adoro quando eles trazem isso para as sessões porque é uma oportunidade de discutirmos não apenas o foco e o motivo deste sentimento que nos faz tão mal, mas como podemos lidar com ele de forma inteligente e saudável. Mas vamos combinar, é muito difícil a gente conseguir controlar a raiva. Este sentimento costuma chegar muito rápido e vai destruindo tudo que está na nossa frente. É neste momento que falamos aquilo que não devemos, da forma errada e no tom errado. A sensação é que a raiva nos consome e nos domina. Pois é, e aí vem o pior: parece que enquanto não falarmos tudo aquilo que está entalado, a raiva não vai passar. Só que agir assim, não vai resolver. Porque neste momento, estamos sendo impulsivos, estamos agindo com a emoção e não com a razão.

A boa notícia é que existem maneiras inteligentes de lidar com a raiva e hoje vou propor algumas ideias, que podemos usar no nosso dia a dia:

Primeiramente, quando estiver com raiva saia da cena, se for possível, se afaste da pessoa ou daquilo que está te deixando com raiva. Claro que cada caso e um caso! Se o que está te deixando enfurecido é o seu chefe, não dá para simplesmente sair de perto e deixar ele falando sozinho! Neste caso, a orientação é respirar, contar até 10, se acalmar antes de responder. Aliás, respirar é outra dica valiosa: tente prestar atenção na respiração quando você está irritado e observe o ar entrando e saindo. Este exercício é excelente para restabelecer o seu equilíbrio. Outra recomendação é mudar o foco: procure se desligar daquilo que está te incomodando fazendo algo que gosta: leia um livro, escute uma música, dê uma volta no quarteirão, abrace o seu filho, faça algo que você gosta e que te ajude a se desligar daquele momento. Vale tudo aqui! Uma vez que você esteja mais calmo, aí sim é o momento de resolver de forma produtiva e madura o motivo que o levou a ficar com raiva. Dar um passo para trás nem sempre será fácil e requer muito treino. Mas é certamente uma escolha acertada para lidar melhor com este sentimento que com certeza vai trazer ainda mais prejuízos se não aprendermos a lidar com ele de forma saudável.

Uma excelente semana para todos!

 

Comments are disabled.