Você passa mais tempo da sua vida reclamando, se queixando, se lamentando ou é mais comum na sua vida os momentos de gratidão? Vamos lá! 5 segundos para você pensar! Pronto? Pensou? Não tenho bola de cristal, mas eu aposto todas as minhas fichas que a maior parte das pessoas responderia que está na turma dos que passam a maior parte do seu tempo sofrendo ou choramingando. Desculpem os meus modos. Mas é a pura verdade! E digo mais. Provavelmente não fazem absolutamente nada para mudar e os motivos de tanto sofrimento devem ser sempre os mesmos: o chefe babaca, o marido que não ajuda nada, o filho que não obedece, aquele excesso de peso ou aquela gordurinha localizada que não some, a pressão no trabalho etc, etc, etc. Pois é. Deveríamos reclamar menos e agradecer mais! Ou fazer mais. Mas hoje o tema é gratidão, então deixaremos o tema da execução para uma outra oportunidade.

Não é novidade que a gratidão nos brinda com benefícios excepcionais e fantásticos: estudiosos da neurociência já demonstraram que a gratidão tem o poder de transformar o nosso cérebro e com isso influenciar fortemente nossas vidas. Quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Isso gera uma sensação de bem-estar e prazer no corpo. Por isso, pessoas que sentem e expressam gratidão sentem mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade. E isso é certamente melhor do que reclamar ou se queixar, comportamentos que promovem sensações exatamente contrárias às da gratidão.

Se pararmos pra pensar, temos tantos motivos para agradecer, não é mesmo? Só precisamos mudar a nossa “chavinha”. A questão é que mudar uma atitude é sempre difícil. Basicamente porque não estamos acostumados. Mas mudar é também uma valiosa oportunidade para buscarmos uma forma de ser mais feliz. Então, termino a mensagem de hoje desejando um excelente dia para todos e agradecendo verdadeiramente a oportunidade de estar aqui com vocês compartilhando ideias e sugestões para levarmos uma vida mais feliz, equilibrada e iluminada.

Comments are disabled.