ABORDAGENS

_

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

  • Psicoterapia Infantil
  • Psicoterapia para Adolescentes
  • Psicoterapia para Adultos
  • Psicoterapia para a 3ª Idade
  • Psicoterapia para Casais

GRUPOTERAPIA

Na terapia em grupo, as pessoas compartilham problemas, trocam ideias e experiências e aprendem novas formas de viver e resolver seus conflitos. Ouvir alguém com alguma questão diferente pode ajudar a pessoa a enxergar a real dimensão do seu próprio problema ou até perceber que este não é tão grande quanto se imaginava.

Com a terapia em grupo é possível trabalhar diferentes aspectos, visando o bem-estar do indivíduo e a melhoria da sua qualidade de vida.

Benefícios:

  • Alívio em saber que não está sozinho e que outras pessoas compartilham problemas semelhantes e sofrem as mesmas angústias.
  • Troca de informações que podem despertar novas ideias para o enfrentamento do problema.
  • Autoconhecimento, fortalecimento emocional e sentimento de ajuda por auxiliar no crescimento pessoal de outro indivíduo.
  • Superação da timidez.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e da capacidade de saber falar e ouvir o outro.

Temas: Depressão, Ansiedade, Maternidade, Medos e Fobias, Autoestima, Problema de Relacionamentos, Dúvidas sobre Carreira, entre outros.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A neuropsicologia avalia a função cerebral a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social do indivíduo. Pode ser aplicado em crianças, adultos e idosos. A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e senso percepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.

É recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental (ex: dificuldade na aquisição da escrita ou leitura, desatenção, agressividade) de origem ou não neurológica (epilepsia, autismo, traumatismo crânio encefálico, tumores). Ela pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades neurológicas, problemas de desenvolvimento infantil, comprometimentos psiquiátricos, alterações de conduta, dificuldade de aprendizagem, diagnóstico diferencial, entre outros.

ORIENTAÇÃO PARENTAL

Ser pai e ser mãe desde sempre não é tarefa fácil. O mundo do trabalho, as exigências do dia-a-dia, os problemas financeiros e a falta de tempo são variáveis que conjuntamente minam aquilo que é mais precioso no trato com a criança: a paciência. As crianças são todas diferentes e, sem dúvida, algumas são mais difíceis que outras, mesmo dentro de uma mesma família.

A necessidade e o anseio por instruções claras e diretas de como educar as crianças está presente no dia-a-dia de quem convive com elas, principalmente no dias de hoje, com tanta distração e num mundo repleto de possibilidades. Há muitas questões perante as quais os pais se sentem frequentemente inseguros e sem referências.

E é justamente pensando nisso que a Clínica Strum oferece sessões de Orientação Parental além de workshops – para esclarecer estas e outras dúvidas, promover um espaço de discussão em um ambiente seguro e acolhedor, além de orientar os pais.

PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE

Na Clínica Strum desenvolvemos atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente. Nosso papel é contribuir para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”.

Durante as sessões, utilizamos recursos como jogos, livros, computador, com a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem dos pacientes: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender.  

TERAPIA ABA (Transtorno do Espectro Autista)

A Análise de Comportamento Aplicado ou Applied Behavior Analysis, cuja sigla é ABA, envolve muitas técnicas de compreensão e mudança de comportamento. ABA é um tratamento flexível:

  • Pode ser adaptado para atender às necessidades de cada pessoa única
  • Fornecido em muitos locais diferentes – em casa, na escola e na comunidade
  • Ensina habilidades que são úteis na vida cotidiana
  • Pode envolver ensino individual ou instrução em grupo